Amor e namoro à distância

sábado, abril 25, 2009 por · 27 Comentários

amor e namoro a distanciaNos dias de hoje existem cada vez mais casais de nacionalidades diferentes. Faz parte da chamada globalização e suas conseqüências. As pessoas viajam cada vez mais procurando novas oportunidades de formação e de emprego no estrangeiro, e, quando menos se espera, chega o cupido e lança sua seta!

As diferenças culturais entre namorados/pessoas de países diferentes, no início, são o sal e a pimenta da relação. O romance fica cheio de descobertas diárias. A linguagem do amor tem de ser descodificada a dois, passo a passo, beijo a beijo… Os sabores e receitas do amor têm que ser degustados, os hábitos do amor tem que ser vestidos e….
A pergunta que se coloca é: “Vamos para o seu apê ou para o meu”?

O que acontece mais cedo ou mais tarde é que no momento de terminar os estudos ou mudar de emprego e regressar ao país de origem, fica uma decisão difícil de ser tomada. Será que vale a pena investir em um relacionamento amoroso à distância? Será que aquele dito popular “longe da vista, longe do coração” vai ameaçar o Amor?

Quem ouve falar em relacionamentos à distância fica logo assustado. Muitos casais tomam logo aí, a decisão de terminar o namoro, outros decidem dar uma chance e se visitam regularmente até o amor esfriar, outros se visitam regularmente e vivem eternamente no limbo da indecisão, e alguns casais decidem fazer a pergunta:
“Vamos para o seu país ou para o meu?”

Foi o que aconteceu comigo, um pequeno namoro de Verão se transformou em uma decisão que mudou minha vida. O que existe de melhor, do que um Amor bem amado e uma vida bem vivida? Nada.

“Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”! Se é para sempre ou não, isso fica entregue ao destino e ao Amor!

Partilhe com seus amigos:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Reddit
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter
  • MySpace

Leia mais sobre este tema:



Comentários

27 Comentários to “Amor e namoro à distância”
  1. ANONÔNIMA disse:

    TENHO UMA RELACIONAMNTO A DISTÂNCIA MAS NEM SEI SE É NAMORO OU AMIZADE RSRSRR MAS VOU LEVANDO É COMPLICADO MAS TEMOS QUE TENTAR, POIS PERTO OU NÃO EXISTE SEMPRE OS MESMOS RISCOS MAS PARA O AMOR NÃO EXISTE DISTÂNCIA ,BEIJOS PARA TODOS OS QUE VIVEM UM ROAMNCE A DISTÂNCIA.

  2. Aline disse:

    Depos de sair de uma relacionamento de um ano, passei um ano sem querer assumir um relacionamento de verdade. Após um ano com a vida de solteira estava decidida a encontrar alguem e me entregar! Até que conheci uma menina pela internet através da minha melhor amiga! Só que tinha um pequeno probleminha, ela morava fora do Brasil.
    Depois de dois meses conversando pela internet, ela me pediu em namoro e eu aceitei. Tinha muitas dúvidas em relação agente, não sabia se valeria a pena, mas continuei. Passamos quatro meses namorando, até que ela veio passar férias no Brasil. Foi maravilhoso, nos conhecemos e vivi as melhores férias da minha vida, me assumi pra amigos e família em busca de viver um grande amor! Depois desses dois meses ela foi embora e isso já faz dois meses! Ainda faltam dois meses pra agente se ver, estou indo visita-la e passar dois meses! Estou sofrendo muito com essa distância, mas o meu amor por ela só aumenta! Vontade de vencer e mostrar pra todas as pessoas que nós somos capazes de enfrentar o mundo e ficarmos juntas! Entrei na faculdade, mas pretendo deixar tudo e ir me casar com ela lá! Nada me impede de ir pra lá! Não tenho filhos, não trabalho e estou apaixonada! Penso que melhor sem ela aqui comigo por enquanto, do que sem ela pra sempre! Deus me livre de perdê-la! Ela é tudo que eu sempre quis! Podem me chamar de louca! Mas não considero assim! Acho que quando agente encontra o amor verdadeiro não deixe espacar, faça de tudo pra viver um grande amor, e se não der certo, não tem problema, pelo menos você pode dizer um dia que soube o que é amar e que já amou alguem um dia! Agora tem que ser reciproco, amar sozinho não é legal! Faltam 66 dias pra eu ir visita-la! Tirei meu passaporte, comprei minhas malas, e estou com passagem comprada! Estou anciosa demais! Pretendo no próximo ano ir de vez e construir uma vida lá, pois casamento gay é legalizado lá! Estou muito feliz e nada e nem ngm me tira toda essa felicidade! Só ela me faz acreditar que um dia eu posso chegar ao cúmulo da felicidade! Espero que eu tenha ajudado alguem aqui com a minha história! Quando eu casar eu prometo contar tudo pra vocês! Beijos!

  3. melo disse:

    oi meu caso nao é tao facio eu estava com 3 anos e 4 meses quando meu namorado decidil estudar em ribeirao preto eu respeitei sua decisao.e decidimos esperar um ao outro era apenas um ano e 8 meses entao achei q nao ia ser tao dificio nos eramos tao ligados.Entao ele partil ,passou um meis e nos sempre se falando no msn quase todos os dias ate ai tudo bem,no segundo meis ja nao estava tao bem o contato foi diminuindo da parte dele,comessei a me preocupar e perguntei a ele porque estava se comunicando menos ele nao respondia claramente se enritava com minha cobrançase no terceiro meis piorou,que chegamos a terminar sofri muito,ate que depois de tres dias ele me ligou dizendo q me amava e q queria continuar comigo,eu fiquei muito feliz, ele disse que antes de teminarmos ele ja nao estava bem achava q tava com depressao.depois que reatamos passou tres dias ele se distanciou novamente e pra pior, ja estamos com um meis q nao nos falamos, nao sei porque ele ta me evitando quando falo com ele no msn ele nao responde,outro dia ele colocou uma foto nossa no orkut dele,fiquei feliz mais nao entendo porque nao fala comigo,as vezer acho q ele se arrependeu de ter reatado comigo e agora nao tem coragem de terminar,um dia desses ele entrou no msn e logo depois ele saiu acho q teve medo q eu falasse com ele q começasse a cobrar sua ausencia.sofro muito,nao sei mais o que ele quer,tenho medo de ligar pra ele e le terminar comigo,por isso fico adiando ligar pra ele. O QUE DEVO FAZER, DEVO DERMINAR COM ELE?

    • carla disse:

      deve chamar ele e fala o que esta acontecendo?

      • Anônimo disse:

        aaah eeo achoo que vc deve siim ligaar pra elle
        e peerguntaa oqe esta acontecendoo é melhoor
        vc sofrer agora doque mais tarde
        liga pra ele e pergunta oqe esta acontecendo

        meelhoor pra vc Fllor

  4. Alice disse:

    Eu mantive um namoro a distância por 01 ano. Eu em Porto Alegre, ele no norte de Minas Gerais. Fui à cidade dele, ele veio na minha, até que resolvemos arriscar e eu fui morar com ele. Foi tudo ótimo, o homem que eu queria pro resto da vida. No entanto, não consegui trabalho na cidade dele. Continuei cursando a faculdade mas sem trabalhar. No fim do ano passado fui chamada para assumir uma boa vaga de emprego em Porto Alegre e voltei. Depois disso, ele disse que realmente se não tinha como vivermos juntos, era melhor não alimentar esperanças e mantermos uma amizade. Que se era pra sofrer ele sofreria tudo de uma vez mas não ficaria esperando que um dia pudessemos ter uma vida juntos. Mas amo ele e acho q ele tbm me ama. Afinal, nós dois somos divorciados, com filhos já grandes, e foi a primeira vez que tanto eu como ele encaramos um novo casamento e foi maravilhoso. Nos falamos sempre pela net, mas fico pensando se fiz bem em ter voltado ou se devia ter tentado ficar lá mais um pouco, atrás de oportunidade de trabalho. Outra coisa, tive muitos namorados, antes de casar e depois de divorciar. Mas nunca aconteceu o que acontece com esse, ou seja, sinto que ainda ficaremos juntos, que não terminou no momento em que voltei. Alguém me diga, fiz bem em deixá-lo lá e voltar em função de trabalho? Devo fazer o possível para retomar nossa vida juntos? Obrigada a quem se dispuser a comentar.

    • Anônimo disse:

      oiiiiii bem tds dizem q o amor vem acima de td concordo em algumas partes acho q o amor e lindo mais amor nao enche barriga eu acho que se a compreensão e paciencia e confiança e o verdadeiro AMOR q tds nos seres humanos desejamos tanto sentir e viver acho q a distancia nao e algo q possa atrapalhar acho q se nos queremos ficar juntos no caso vc e seu companheiro vcs tem q chegar em um acordo sempre pensei e penso q quando juntarmos os trapos ou casarmos ou entao dividirmos o apê acho q isso nao quer dizer q devemos desistir e abrir mao de nossos sonhos acho adimiravel de sua parte vc ter voltado para porto alegre para trabalhar mais so acho q nao deveria ter abrido mao do seu amor do seu marido olha eu estou vivendo uma nova esperiencia na minha vida comecei a pouco tempo a namorar pela net com meu atual namorado eu sei que é pouco tempo mais posso dizer q nao quero ele fora da minha vida eu o desejo a cada dia a cada hora desejo ficar com mesmo sabendo a opiniao das pessoas q estao ao meu redor dizem q e loucura mais estou afim de viver esse amor acho q vc deveria lutar pelo seu amor ir atras dele tentar novamente e ver se realmente vc ainda o ama com a mesma intensidade e se vc se der conta q esse amor nao morreu e q vale a pena revive-lo entao faça uma loucura mais com sabedoria e responsabilidade ve se da para vcs voltarem a morar juntos se nao der programem de se ver de 15 em 15 dias ou 1 vez por semana façam um planejamento so nao deixem de viver esse amor.
      POIS O AMOR E UMA DADIVA E POUCOS CONQUISTAM ESSA PRECIOSIDADE! AMAR E UM DOM E SORTUDO SAO AS PESSOAS Q TEM A OPORTUNIDADE DE AMAR ENTAO AME INTENSAMENTE ANTES Q A FELICIDADE PASSE NOVAMENTE DIANTE DOS SEUS OLHOS E VC SE ARREPENDA DE TER TIDO A OPORTUNIDADE DE SER FELIZ DENOVO E NAO APROVEITOU!

      • Anônimo disse:

        não podemos desperdisar as chances que a vida nos dar, por isso temos que aproveitar cada
        minuto que estamos juntos, feliz. e ser para sempre um casal muito feliz

  5. BadRomance disse:

    Olá… o meu namorado é muito ciumento, namoramos há 6 meses e meio, e eu sei que ele me ama de verdade, a questao é que neste verão vou mudar-me porque vou para a a universidade e ele disse que nao ia conseguir continuar o namoro porque diz que nao aguenta estar longe de mim sabendo que tenho rapazes perto de mim e ele nao esta lá.
    ele disse que confia em mim, nao confia é nos outros..

    Nao sei que fazer, por mim pode ter completa confiança e nao quero terminar o namoro por nada deste mundo, mas ele continua impune na sua decisao embora ele tenha admitido que nao consegue estar sem mim…

    Que posso fazer?? :(

    • Natacha disse:

      Querida Marina,
      A base fundamental em um relacionamento é a confiança. E quando se ama, se supera a distância mesmo que doa estar longe de seu amor. Quem ama não cobra nem faz chantagem para namorada ou namorado. É preciso respeitar as decisões de querer estudar em outra cidade e querer se desenvolver pessoalmente. O amor sabe esperar e apesar da distancia, a chama sempre reacende nos momentos de reencontro e nas palavras de confiança.
      Um relacionamento a distancia pode ser uma boa prova ao vosso amor e se superarem essa, nada mais os separará.
      Boa sorte para os dois
      Sua Equipe do Blog Falando de Amor

  6. Júlio César Caé disse:

    Eu estou nessa situação também,e afirmo:Nada melhor pra confirmar a existencia do verdadeiro amor do que passar por esse tipo de dificuldade no relacionamento.Realmente é uma forma de testarmos nosso próprio desejo de um dia sermos felizes junto de quem amamos,basta acreditar que a hora ou o dia de estarmos juntos de vez,está marcado no nosso próprio coração,desde o momento em que fizemos nossa escolha.Aqueles que realmente se entregam para viver tal situação,se molda as bases do desenvolvimento pessoal,elevando conceitos de moralidade e confiança,amor e respeito,para si mesmo e para seu companheiro.
    Façam como nós:”Digam a distancia que seu Amor ainda é bem MAIOR”

    • Anônimo disse:

      éeéé horrível namoro a distância, naminha opinião largo logo o amor..rsrsrsr
      pq se naum ele leva é gaia msm….

  7. Leticia Tavares disse:

    Eu Tbm namoro a a distançia.
    mais não vejo nenhum problema nisso.
    todos os dias ele mim liga, nois passamos hras e hras conversando pelo cel.
    em agosto desse ano ele vem, quando elle voltar eu vou voltar com ele.
    já faz 1 ano que nois estamos juntos.
    eu costumo diser que namorar a distançia só almenta o que vooc sente,
    o meu amor almentou muito mais depois que fomos morar separados.
    ela ta em São Paulo e eu em Pernambuco.
    Passei 1 ano lá em São Paulo , foi nesse tempo que eu conheci ele.
    ele veio aque conhecer minha famillia daqui no meu aniversario.
    posse diser que estamos muito muito feliz.

    • sarajane disse:

      oi querida eu sei o que vc viveu ,eu estou passando porisso amanha faz 1 ano que estou namorando a distancia ,ele me ligar todos os dias eu ligo pra ele ,nós paassar horas e horas no celular .mais sei que não dar pra viver longe de quem a gente amar . estou sofrendo muito pq só vou ver ele em dezembro não estou mais aguentando de tanta saudade … penso as vezes que não vou conseguir suspostar tanta tristeza , sei que ele me amar de verdade e amo ele tbm como nunca amei alguem assim .mais não sei como aliviar essa solidão … beijossssssssss

  8. adileyde disse:

    Eu, ai não quero dizer grande coisa! porque realmente eu vivo um AMOR á ditancia e se tiver que falar disso a história seria muito longa. Mas contudo, vejo que não é fácil viver um amor á distancia isto porque, o Amor é uma planta que tanto teme a seca,,,, ela precisa ser regada todo o dia e toda hora.

  9. Cátia disse:

    Namoro há dois meses um americano e ficamos juntos 5 vezes, todas os encontros muito intensos e felizes… na internet são só flores… da última vez que nos vimos, ele disse que me ama e eu fiquei na minha… hoje eu disse que também o amava e para minha surpresa, ele parece que não ficou à vontade com a minha declaração… Após isso, ficou frio comigo… imagina, e eu achando que ele estava esperando por isso…
    Alguma dica???? Devo evitá-lo para que ele pense um pouco? Ele parece um louco agora para mim.. rsrs

    • Natacha disse:

      Amiga Cátia,
      Obrigada por seu testemunho. Na opinião do Blog Falando de Amor em um relacionamento ambos deverão ser sinceros um com o outro, partilhar sentimentos sem medo e acima de tudo, os dois deverão saber quando é o momento certo para tomar decisões importantes. Assim como seu namorado disse a você que lhe amava, e você ficou na sua, agora é a vez de ele ficar na dele. Dê algum tempo para vosso amor crescer, e curtam a vossa paixão!

  10. Carlo disse:

    estou vivendo um romance com uma garota alema! conheci ela em um pais neutro onde fui estudar, mas nossos estudos acabaram e tivemos que retornar para os nossos paises de origem. Fui visita-la uma vez na alemanha e ela vira para o brasil no comeco desse ano. Estou pensando seriamente no que eu vou fazer. So sei que nao quero perder essa garota por nada nesse mundo. eu ja terminei minha faculdade, sou advogado, mas ela ainda nao. ela precisa terminar a faculdade dela. o problema eh que ela nao pode vir para o brasil antes de terminar a faculdade. eu quero me mudar para la, mas o problema eh a lingua. para me mudar para a alemanha eu precisaria arrumar um emprego para ganhar um dinheiro e me manter, mas eu nao falo nada de alemao. falo ingles, mas nao sei se isso eh o suficiente.
    alguem sabe de alguma oportunidade, ou tem algum conselho para me dar? muito obrigado.
    feliz 2010

    • Guilherme Sutana disse:

      Hey amigo estou com o mesmo problema, eu tenho um namorado e ele eh alemao
      e em Julho ele volta pra Alemanha para terminar o colegial, e eu faco faculdade de direito no Brasil, to pensando em trancar a faculdade por um ano para ficar com ele…
      Atualmente estou na alemanha, e quase todos aqui falam ingles…te desejo boa sorte
      talvez podemos morar em uma republica…se quiser podemos trocar mais informacoes o meu nome eh meu orkut me add ai…abraco e boa sorte

      • Anônimo disse:

        Vivo uma situação muito semelhante… Conheci meu namorado na Alemanha durante meu semestre de intercâmbio. Julho chegou e cada qual voltou para seu respectivo país. :( No início do ano tive a oportunidade de visitá-lo no país dele, e agora ele vem para o Brasil me ver. Viajar 10.000 Km para ver o outro não é nada fácil.
        Planejamos voltar para a Alemanha para podermos ficar juntos… Ele conseguiu um mestrado ótimo e eu ainda estou procurando alguma oportunidade. Não é fácil, não é mesmo? As incertezas são muito grandes. A verdade é que desde essa época nunca mais consegui me sentir bem no Brasil, é como se faltasse algo, sinto um vazio inexplicável. Parece que não encontro mais meu caminho…

        Bom, acho super possível viver na Alemanha falando apenas inglês. Tinha vários amigos que não falavam nada de alemão e conseguiam trabalhar. A questão é achar uma oportunidade.

  11. Deh italiana disse:

    Eu comecei algo há pouquíssimo tempo com um italiano que está se organizando para vir ao Brasil me conhecer. Já disse que virá para cá e que quer casar comigo.
    Acho que romances assim tanto valem a pena, quanto dão certo, sim! O empenho tem que ser maior e a confiança total.
    Minhas amigas acham que eu sou louca, mas eu vou investir. A gente nunca sabe onde está o nosso amor. Para saber se é ele mesmo, vou ter que pagar para ver e eu estou disposta a aceitar as consequências.

  12. giovanna disse:

    E qual foi a decisao que vc teve q tomar q mudou sua vida/??? valeu a pena??

    • Natacha disse:

      Querida Giovanna, a decisão pertence somente a cada um de nós. Ninguém pode dizer se vale a pena ou não. Mas tem sempre uma razão forte por detrás de cada decisão, por isso é preciso tomá-la seja em prol desse ou de outro amor, depois viver com a decisão. Se acertamos ou erramos, só saberemos mais tarde mas nada melhor que descobrir o que a vida tem para nos oferecer…sem fronteiras.

  13. Paulo Victor disse:

    Maravilhoso post , a distancia maltrata e muito … Assim como voce um amor de verao, desses completamente inesperados está mudando minha vida, a principio a ideia nos da força, porem quando a ausencia fala mais alto e bem dificil … eu que o diga atualmente ! Mas a esperança e de fato o que nos move, e a certeza de que alguma forma ou de alguma maneira iremos viver esse amor ! Boa sorte a todos e sejam felizes como eu estou sendo.

    P.S. -> Se alguem te chamar de louco(a) não ligue , porque certamente valera a pena !

  14. Nayara disse:

    Engraçado vc falar isso, pq to vivendo um namoro à distancia agora, mas no maximo até o ano que vem. A pergunta já foi feita – ” Vamos para o seu país ou para o meu?” huahuahuha e eu vou me mudar para a França logo. me mudaria esse ano se não tivesse coisas a resolver = pedir um visto de longa estada, mesmo para casar com um cidadão francês, exige no mínimo um ano de passaporte, q eu ainda não tenho =(
    mas logo logo isso se resolve e vou fazer minha família pirar com a notícia de q eu vou me mudar para a França…hahahhaah

  15. vaniria eloy da silva disse:

    Devemos viver sempre em estado de esperança. Sem esse consolo, a vida não existiria.